Os exames de imagem são fundamentais para detectar doenças cardiovasculares e têm sido cada vez mais utilizados. Por esse motivo, é importante entender quais são os mais comuns e como eles conseguem identificar problemas relacionados ao coração ou outros órgãos da área cardiovascular.

Entre os exames de imagem mais usados para detectar doenças cardiovasculares estão a radiografia, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.

A radiografia é o exame de imagem mais comum para avaliar o coração e os vasos sanguíneos. Através de raios X, é possível verificar alterações nos órgãos, como dilatações e espessamentos na parede dos vasos sanguíneos. Estas alterações podem indicar problemas como aterosclerose, insuficiência cardíaca e outras doenças cardiovasculares.

A tomografia computadorizada também é usada para detectar problemas cardiovasculares. Dentre os exames de imagem, esse é capaz de mostrar detalhes dos órgãos e das estruturas, além de identificar anormalidades nos vasos sanguíneos, problemas na parede do coração ou outras alterações.

A ressonância magnética é outro tipo de exame de imagem que pode ser usado para detectar doenças cardiovasculares. Esse procedimento tem a vantagem de ser não invasivo e permite visualizar detalhes dos órgãos e das estruturas, como placas de aterosclerose, além de verificar a função dos órgãos cardiovasculares.

Há ainda outros dois exames de imagem que podem ajudar na identificação de doenças cardiovasculares, que são a ultrassonografia e a angiografia. De maneira geral, os exames de imagem agregam diversos benefícios para os pacientes, além de auxiliar no diagnóstico de diversas doenças.

Exames de imagem em Valparaíso

A Maximagem Diagnóstico por Imagem foi inaugurada em 2013 e funciona em Valparaíso de Goiás. Atualmente, conta com um corpo clínico de radiologistas devidamente habilitados para a realização de diversos tipos de exames por imagem. Entre eles: mamografia digital, ressonância magnética, tomografia computadorizada, raios X e densitometria óssea.

A combinação de profissionais capacitados e equipamentos modernos permite resultados rápidos e diagnósticos precisos, essenciais para fundamentar a escolha do melhor tratamento.