A tomografia computadorizada mostra uma versão do corpo em que é possível visualizar ossos, órgãos e tecidos moles de forma mais clara que uma radiografia simples. Com isso, assim que a imagem é gerada no computador, é possível analisá-la com mais detalhes.


Essa tem sido uma forma muito útil de diagnosticar o câncer, principalmente por ser não invasiva e demonstrar com detalhes a localização do tumor. Além disso, a tomografia pode ser utilizada para guiar o posicionamento da agulha durante uma biópsia. Ainda mais, se mostra eficaz para guiar a agulha no interior de tumores em alguns tratamentos de câncer.

Como funciona a obtenção de imagem

A tomografia computadorizada permite a criação de uma série de imagens em diferentes ângulos. Cada ângulo produz uma visão diferente dos órgãos e tecidos moles e as informações são enviadas a um computador.


Depois, é calculada a sobreposição das imagens e, assim, são geradas imagens em tons de cinza em vários cortes pré-determinados de cada região do corpo.


Com a utilização de materiais especiais de contraste, injetáveis ou ingeridos por via oral, a imagem se torna mais nítida. Assim que o tecido do corpo absorve esses materiais, é obtido um maior contraste entre os diferentes tipos de tecidos. Com isso, vê-se claramente a existência de lesões.

Como se preparar para uma tomografia computadorizada

Em alguns casos, o paciente é orientado a não comer ou beber na véspera do exame. Além disso, pode ser necessário o uso de um laxante ou enema para limpar o intestino. Com isso, nenhum material poderá obstruir a visão do interior do intestino.


Antes do exame, o paciente é orientado a trocar sua roupa por um roupão de algodão e a retirar qualquer objeto que contenha metal, como joias, cinto, entre outros. Além disso, a pessoa examinada deve informar se porta marca-passo ou qualquer dispositivo médico implantado.

Durante o exame

Enquanto o exame está sendo realizado, o paciente permanece sozinho dentro da sala. O exame não provoca dor, mas pode ser desconfortável permanecer em uma mesma posição por vários minutos. Além disso, em algumas situações, o paciente pode ser solicitado a prender a respiração.


A tomografia computadorizada pode levar de 10 a 30 minutos para ser efetuada. Isso vai depender da área examinada.

Tomografia computadorizada em Valparaíso de Goiás

A Maximagem Diagnóstico por Imagem atua desde 2013 atendendo a população de Valparaíso de Goiás, com exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia digital, densitometria óssea e raios X digitais. Sua missão consiste em atuar de maneira ética, humanizada e resolutiva na prestação de serviços médicos de alta complexidade. Consulte um médico especializado e agende seu exame de imagem.

Menu