A radiologia médica, campo que engloba os exames de imagem, é fundamental para a medicina. Graças a esses procedimentos, é possível investigar a anatomia e o funcionamento dos tecidos humanos de forma não invasiva, ou seja, sem precisar de cirurgias exploratórias. Por isso, seja empregando diferentes tipos de radiação ou tecnologias que amplificam sinais emitidos pelo organismo, os testes de diagnóstico por imagem revelam anomalias e permitem tratamentos com baixo risco à saúde do paciente.

Considerando que quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de cura, é fundamental reconhecer a importância do setor de imagem para exames complementares, detecção e prevenção de doenças. Isso porque estes exames são essenciais para dar apoio e embasamento ao diagnóstico do médico especialista, permitindo que ele chegue a uma conclusão completa e precisa, podendo indicar o tratamento ideal para cada caso. 

A utilização de exames de imagem na medicina começou no início do século XX e representou uma gigantesca melhoria nos métodos diagnósticos, que passaram a ser realizados de forma mais segura e menos invasiva. Desde então, os exames de imagem evoluíram a passos largos e hoje são acessíveis à boa parte da população. Vale lembrar que para realizar qualquer tipo de exame de imagem é necessária a recomendação de um médico.

Quais são os principais exames de imagem?

Atualmente existem diversos tipos de exames de imagem à disposição de profissionais da saúde e pacientes, colaborando para diagnósticos mais precisos. No entanto, é importante saber que cada exame é prescrito de acordo com o que o médico pretende examinar. O procedimento para descobrir uma concussão, por exemplo, pode não ser o mesmo para investigar um tumor. Por isso, confira quais são os principais exames de imagem:

  • Raios-X (Radiografia)

Os raios-X são um dos exames de imagem mais antigos da história da radiologia. Eles podem ser utilizados para analisar diversas estruturas do corpo humano, como ossos, arcada dentária, tórax, trato gastroesofágico, entre outros.  As principais vantagens dos raios-X são seu baixo custo, rapidez e possibilidade do uso de substâncias que ajudam a aumentar o contraste e melhorar a qualidade das imagens. 

  • Mamografia

A mamografia é um exame por imagem que visa analisar a anatomia do tecido mamário. Embora, tecnicamente, utilize raios-X, essa técnica se diferencia da radiografia convencional por fazer uso do molibdênio. Esse elemento químico fornece um maior contraste às imagens, facilitando a diferenciação entre a mama e outros tecidos próximos.

O principal uso da mamografia se dá na prevenção e no diagnóstico do câncer de mama em mulheres. Isso porque, por meio desse exame, é possível identificar alterações nas mamas, como calcificações, massas (cistos, tumores e lesões) e nódulos.

  • Ressonância magnética

A ressonância magnética é uma modalidade de exame que utiliza uma combinação de radiofrequência com magnetismo para a obtenção de imagens transversais dos órgãos internos. Seu principal uso se dá no diagnóstico de condições que afetam estruturas internas, como derrames, tumores e lesões em órgãos. Os grandes benefícios da ressonância magnética são a qualidade das imagens, a não utilização de radiação e a possibilidade de uso de substâncias menos tóxicas para contraste. 

  • Tomografia computadorizada

Assim como a radiografia convencional, a tomografia computadorizada também utiliza radiação para a produção das imagens. Neste exame, os raios-X são emitidos de modo a gerar diversas imagens transversais das estruturas analisadas. O exame é muito utilizado para análise dos tecidos moles do organismo, como glândulas, órgãos internos e músculos. Além disso, oferece imagens com boa resolução e a um custo menor quando comparado à ressonância magnética. 

  • Densitometria

O exame de densitometria óssea é o melhor método de imagem para avaliar e diagnosticar casos de osteoporose e demais doenças que atingem os ossos. O exame, bem tolerado pelos pacientes, é realizado em aparelhos com radiação ionizante muito baixa. É realizada uma varredura das regiões de interesse e depois cálculos são realizados para o diagnóstico final.

Exames de imagem em Goiás

A Maximagem Diagnóstico por Imagem atua há 8 anos atendendo a população de Valparaíso de Goiás com exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia digital, densitometria óssea e raios-X digitais. Sua missão consiste em atuar de maneira ética, humanizada e resolutiva na prestação de serviços médicos de alta complexidade. Consulte um médico especializado e agende seu exame de imagem.

Menu