raios-x

Os aparelhos de raios X funcionam como máquinas fotográficas que, ao invés de utilizar luz para expor o filme, empregam os raios X, que são capazes de penetrar vários materiais com diferentes intensidades. Dessa forma, pode-se observar e distinguir diversas estruturas presentes no nosso corpo. 

Na modalidade digital, o exame permite obter imagens em alta resolução, o que proporciona um diagnóstico mais claro e preciso. Os raios X, em pequenas doses, não fazem mal à saúde, ao contrário, eles auxiliam no diagnóstico por meio de radiografias e, consequentemente, contribuem para que os resultados finais dos tratamentos sejam mais rápidos. 

Quais doenças podem ser diagnosticadas por meio dos raios X? 

Por meio do exame de imagem, é possível visualizar com clareza os ossos do paciente, sendo um método importante para a reumatologia. Dessa forma, pode-se averiguar o depósito de cálcio presente nestas estruturas, diagnosticando prováveis lesões. Além disso, com os raios X, observa-se a existência de fraturas ou fissuras. 

Osteoporose

Atualmente, o método de escolha para diagnosticar a osteoporose é a densitometria óssea, mas, na radiografia, podemos encontrar redução da densidade óssea, fraturas, achatamento de vértebras e perda de altura.

Artrose

Os exames de raios X servem para diagnosticar a doença, acompanhar o tratamento e ainda auxiliar na colocação de próteses metálicas nas articulações. 

Doenças do metabolismo

No caso do hiperparatireoidismo, por exemplo, pode-se encontrar um aspecto granuloso nos ossos do crânio. A doença de Paget também aparece nas radiografias, por meio de ossos aumentados de volume e com maiores áreas de opacidade. 

Artrite reumatoide 

Algumas alterações típicas auxiliam no diagnóstico da doença, o que inclui erosões nos pequenos ossos dos pés e das mãos, pequenos cistos nos ossos e, ainda, maior opacidade ao redor das pequenas articulações. 

Raios X digitais: conheça as vantagens

Na medicina, a radiologia digital permite manipular as imagens e distribuí-las, praticamente, de maneira instantânea. Além disso, existe maior qualidade na obtenção de imagem e, ainda, eficiência e assertividade no diagnóstico de inúmeras doenças e afecções. Dessa forma, contribui para que o médico opte pelo melhor e mais adequado tratamento. 

Outra vantagem é que, ao contrário do exame convencional, os raios X digitais permitem menor exposição à radiação, aumentando a assertividade nos diagnósticos. Lembrando que o exame deve ser feito apenas por profissionais capacitados e com equipamentos bem calibrados. 

Conheça a Maximagem

A Maximagem – Diagnóstico por Imagem foi inaugurada em 2013 e funciona em Valparaíso de Goiás. Atualmente, conta com um corpo clínico de radiologistas devidamente habilitados para a realização de diversos tipos de exames por imagem. Entre eles: mamografia digital, ressonância magnética, tomografia computadorizada, raios X e densitometria óssea.

A combinação de profissionais capacitados e equipamentos modernos propicia resultados rápidos e diagnósticos precisos, essenciais para fundamentar a escolha do melhor tratamento.

Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia

Menu